sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Galileu e o Telescópio Refrator




Telescópio Refrator

No ano de 1610 o Físico e também astrônomo Galileu Galilei aperfeiçoou o telescópio refrator, também conhecido como Luneta. O telescópio utilizado por Galileu era um instrumento de pequenas dimensões e constituído por uma objetiva cromática. Este tipo de objetiva apresenta um grave problema, a aberração cromática,as diferentes cores que formam a luz branca são decompostas, fazendo com que os diferentes componentes cromáticos interceptem o eixo óptico da objetiva em pontos diferentes. Assim um observador que utiliza este tipo de instrumento percebe algumas manchas coloridas em volta

Com todos esses problemas, ainda assim, Galileu conseguiu fazer inúmeras descobertas, ele descobre crateras e montanhas na Lua, manchas solares, os quatro principais satélites de Júpiter, as fases de Vênus e a constituição estelar da Via Láctea entre outras.





Teorio Heliocêntrica




Em 1632, Galileu publicou “Dialogo Sopra i Due Massimi Sistemi del Mondo”, onde produzia uma conversa entre três personagens: Salviati, Sagredo e Simplicius. Nesta obra, Galileu afirmou que a terra girava em torno do sol, o que contrariava a teoria aceite pela Igreja Católica. Os Diálogos foram proibidos e Galileu foi interrogado diversas vezes. Apesar das ameaças de tortura, Galileu manteve as suas convicções sobre a teoria heliocêntrica, que segundo o Santo Ofício de Roma, era incompatível com a Sagrada Escritura. “Galileu foi obrigado a negar a publicamente a teoria copernicana e condenado a viver em prisão domiciliária em Arcetri, onde escreveu as obras “Discorsi” e dimonstrazioni matematiche intorno a due nuove scienze”, "Aattinenti alla meccanica" e "I movimenti locali", que foram secretamente publicadas na Holanda em 1638.

Diz a lenda que, quando foi julgado por heresia, em 1633, e forçado a abjurar a sua crença de que a Terra se movia à volta do Sol, Galileu teria murmurado: "Eppur si muove" ("No entanto move-se").

Morreu em 8 de Janeiro de 1642 em Arcetri, completamente cego.Em 1992 o Papa João Paulo II deu por encerrado o caso Galileu, reconhecendo que alguns elementos da Igreja haviam cometido erros neste processo.


Paulo,Ítalo,Aurélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário